8 de dez de 2010

DE CARLOTA JOAQUINA A ESCRAVAS ANÔNIMAS


Saiba como se vestiam as mulheres que viveram no Brasil há 200 anos

Era uma vez uma colônia pacata e atrasada chamada Brasil. Ela era habitada por um povo de maioria analfabeta que se vestia de forma modesta e descontraída. Em 1808, a vinda da família real mudou radicalmente a estrutura político-econômica do país e, por que não, a maneira de se vestir das pessoas. A exposição Mulheres Reais, em cartaz até 6 de julho na Casa França Brasil, na capital carioca, conta através da moda quem eram as mulheres que viveram no país na primeira metade do século 19. Você sabia que, naquela época, muitas escravas usavam jóias? Manequim conversou com a figurinista Emília Duncan, curadora da mostra, e revela este e outros detalhes do vestuário das mulheres brasileiras antes e depois da chegada da realeza.

A CORTE
Depois da moda extravagante do Antigo Regime, quando as mulheres viviam aprisionadas por vestidos exageradamente acinturados, saias rodadas e perucas enormes, a moda simplificou-se. O hit do século 19 eram os vestidos de corte império, com a cintura logo abaixo dos seios, inspirados nas túnicas greco-romanas. Esses modelos não tinham amarrações nem espartilhos e apresentavam as mangas quase sempre curtas e levemente bufantes.
LEOPOLDINA
Incorporava perfeitamente o estilo da época. Vestia-se de maneira fina, mas não ostentosa, com vestidos da moda e jóias discretas. Nas ocasiões festivas, seus trajes apresentavam mais requinte.
D. MARIA I
Viveu a maior parte do tempo no Antigo Regime, época em que o luxo e a ostentação estavam em alta. Por isso, suas roupas eram as que menos se enquadravam no padrão estético vigente. Tinha várias jóias e peles feitas na França e na Rússia, além de vestidos glamourosos com saias amplas e corseletes apertados.
CARLOTA JOAQUINA
Defendia ferozmente a superioridade da nobreza sobre as demais classes sociais e as roupas dela espelhavam esse sentimento. A presença de muitas jóias e acessórios é marcante no visual de Carlota, que também usava vestidos de corte império, mas não abandonou os modelos de saias rodadas.

Nenhum comentário: