8 de dez. de 2010

DICIONÁRIOS DOS TECIDOS


DICIONÁRIO DA MODA
Acetato - É uma fibra artificial feita de celulose, obtida por processo semelhante ao da viscose, utilizada como substituta da seda natural. Não reage bem aos processos normais de tingimento.
Acrílico (Poliacrílico) - Fibra sintética que melhor substitui a lã.
Agasalho - Conjunto de calça e blusa de mangas compridas usadas para a prática esportiva. Pode ser confeccionado com moletom, helanca ou náilon. Conhecido por abrigo, training, jogging e moletom.
Albene - Tecido produzido com fio de acetato opaco.
Alfaiataria - Oficina onde são produzidas peças com cortes masculinos, como paletós, calças, sob medida.
Algodão - É uma fibra natural que serve de matéria-prima para a produção de vários outros tecidos. Também conhecido como cotton (terminologia em inglês).
Algodão egípcio - Mais durável e macio do que o algodão convencional.
Algodãozinho - Tecido cru feito com fibras de algodão.
Alpaca - Tecido genérico (Algodão/viscose) que serve como forro em peças de roupa.
Ankle boots - Modelo de botas que tomou conta do inverno 2007. Pode ser de cano curto (vai até abaixo da linha média da canela) ou sem cano (alcança o tornozelo). Materiais variam entre camurça, couro e verniz.
B
Babado - Pedaço de tecido em tira franzida e costurada à barra de uma peça de roupa, que pode ser saia, manga de blusa, calça ou vestido. Ele pode ser de tecido e estampa diferentes
Baeta - Tecido felpudo feito de lã.
Bailarina - Tecido de malha de poliamida texturizada e gramatura média.
Bolero Casaquinho aberto, com ou sem mangas, que vai até quase a altura da cintura. Tem origem espanhola. Pode ser usado por cima de camisetas e vestidos
Botonê - Tecido que remete ao côco ralado (pequenas fibras enroladas).
Bouclê - Fio de textura crespa, original do francês bouclê (encaracolar).
Brim Tecido super-resistente e grosso. É utlizado para a confecção de roupas, como calças, saias e casacos, e também na decoração de interiores para forração.
Brocado - Jacquard trabalhado em fios de ouro ou prata. Surgiu do francês broucart (ornamentar).
C
Cacharrel - Blusa de malha fria, de toque macio, com gola alta e justa ao corpo. Existem modelos de mangas curtas e compridas. A origem do nome é inexplicada e não possui relação com a grife francesa Cacharel.
Cambraia - Tecido que pode ser produzido em linho e algodão. Textura encorpada. Utilizada em vestidos delicados, mantas e enxovais de bebê.
Canvas - Tecido forte e durável feito de algodão. Muito usado na confecção de casacos e bolsas. Originalmente era feito em linho ou hemp para confeccionar as velas dos barcos.
Casimira - Tecido encorpado de lã, muito usado em peças masculinas.
Cetim - Tecido brilhante, macio e liso de origem chinesa. Existem diversos tipos e composições diferentes. De acordo com a qualidade, é utilizada na alta-costura, roupa fina, moda íntima ou trajes regionais.
Cetim boucol - Tipo de cetim pesado, muito utilizado nos vestidos de noivas e na alta costura.
Cetim peau d'ange - Mais encorpado que o comum, também conhecido como vison, este cetim possui um brilho discreto, muito usado em enxovais domésticos. Expressão vinda do francês pele de anjo.
Cetim zebeline - Pesado e de brilho acetinado é perfeito para os modelos evasê.
Challis - Nascido do hindu – toque agradável – é produzido com viscose fiada.
Chamalote - A posição do fio no tecido produz um efeito ondeado, chamado de lã com mistura de seda.
Chamoix (Camurça) - Tecido feito de qualquer matéria-prima (principalmente algodão) acabada em flanelagem. Imita a pele de camurça e o veludo.
Changeant - Parecido com o furta-cor, este tecido aparenta mudança de cor (camaleão).
Chemisier - Peça do guarda-roupa feminino com o corte estilo camisa. Usada como vestido.
Chenille - Felpudo de algodão utilizado em roupões e colchas.
Chiffon -Tecido extremamente leve e fino, produzido de fios muito torcidos. É feito de seda, lã ou fibras sintéticas. Tem sido utilizado quase exclusivamente para roupas de noite. Nas décadas de 1950 e 1960, lenços de chifon eram populares como acessórios de moda.
Chint - Feito de algodão, muito leve, acabamento firme e brilhante. Utilizado em decoração de ambientes.
Cloquê - Tipo piquet, com efeito de alto relevo, produzido por fios de crepe ou de encolhimento elevado.
Cotelê - É um tecido estriado, de algodão ou raiom, com pêlo de veludo. Durável, até o século XIX era associado a cavalariços e lavradores. Durante o século XIX foi utilizados para calções, casacos e trajes de caça. Tornou-se popular no século XX, em roupas informais, principalmente paletós, saias e calças.
Cotton - Do inglês algodão.
Coutil - Muito resistente, o coutil é feito de algodão ou linho. São utilizados em calças, sapatos etc.
Crepe - Apresenta um aspecto enrugado provocado por uma torção diferenciada em seus fios.
Crepe casca de melão - Versão pesada do crepe com um lado acetinado (vestidos, trajes a rigor, lingerie, etc).
Crepe chiffon -Tecido semelhante à musselina, quase sempre feito de poliéster, é leve e transparente, além de apresentar uma textura enrugada e fluida.
Crepe da China - Muito fino e leve, o tecido é composto por seda ou poliéster.
Crepe georgette - Tecido leve com superfície crepada. Ora trabalhado em seda, ora sintético.
Crepe koshibo - Semelhante ao georgette, no entanto mais grosso e pesado.
Cru Nome dado aos tecidos, geralmente de algodão, que têm um aspecto rústico.
D
Decote nadador - De inspiração esportiva, é aplicado em vestidos, blusas e tops. O decote é composto de duas alças frontais, que se unem nas costas, deixando aberta a região das escápulas. Lembra a parte de trás de um maiô de natação.
Devore - Produzido com fios celulósicos e de fibras sintéticas.
Drap - Feito de lã, que pode ser misturar com seda, é utilizados para ternos, calças, casacos, igual à casimira.
Drapeado - Efeito produzido por dobras e pregas de um tecido. Aplica-se em blusas, vestidos e saias.
Dry fit - Tecido feito com poliamida e elastano, que proporciona um caimento seco (dry fit).
E
Elastano - Fio elástico usado na composição de malhas ou tecidos planos. A Lycra, marca que pertence à Invista, virou sinônimo deste fio.
Entretela - Aviamento de algodão ou fibras sintéticas, engomado, aplicado em determinadas partes das roupas, como palas, golas e alças, com a função de sustentar e estruturar as peças. A colante pode ser prensada nos tecidos pelo calor do ferro de passar.
Étamine - Fino e telado, à base de algodão, usado em bordado como o ponto cruz.
F
Façonné - Nomenclatura francesa do tecido jacquard.
Faille - Tecido fino e macio, ligamento tafetá, acetato ou poliéster, produz um efeito canelado.
Feltro - Feito de lã, este tecido é muito utilizado em trabalhos artesanais. Pode também ser construído com pêlo animal (carneiro/castor/coelho). Serve para a confecção de chapéus e revestimento de móveis.
Fio-tinto - Tecido feito com fios coloridos, antes de ser tecido.
Flame - Produzido com o fio flamê, apresenta pontos mais grossos e mais finos.
Flanela - Tecido 100% lã cardada, de peso leve.
Frente-única - Tipo de decote ou vestido aberto nas costas, com alças que se sustentam no pescoço.
G
Gabardine - Tecido feito em algodão, lã ou rayon, cuja característica é ser pesado e rígido. É muito usado nas confecções de roupas esportivas, calças e uniformes.
Galão - Tira ou cadarço de tecido bordado ou fios trançados, usado como arremate ou enfeite em roupas infantis, femininas, uniformes e decoração.
H
Helanca - Tecido elástico feito a partir de poliamida texturizada por falsa torção. Muito usado nas décadas de 60 e 70 em roupas esportivas.
J
Javanesa - Tecido em ligamento tela, com fio de viscose no urdume e na trama, muito usado nas roupas femininas.
Jeans - Nomenclatura em inglês da fusão entre algodão e ligamento sarja, ou seja, igual a brim, denim, coutil, atualmente na cor azul. Jeans na gíria inglesa significa calça, macacão etc.
Jérsei - Tecido de malha simples, macio e elástico. O nome vem de onde foi fabricado pela primeira vez: a ilha de Jersey, na Inglaterra. No século XXI, é feito de algodão, náilon, raiom, lã e fibras sintéticas.
L
Lã - Fibra natural de origem animal, obtida do pêlo das ovelhas domésticas e camelos.
Laise - Tecido de algodão, muito leve, com aplicações de bordados.
Lamê - Com acabamento liso ou jacquard, o lamê prima pelos fios metálicos, como ouro e prata. É bastante utilizado em roupas de mulheres e carnavalescas.
Legging - Colante, ela pode ser confeccionada com lycra, helanca ou tecidos com elastano, em geral. Foi febre nos anos 1980 e voltou com tudo à moda em 2007.
Linho - Rústica, o tecido é uma fibra vegetal surgida do talo do linho. Quando incorporado à viscose, ele fica bastante vulnerável ao tingimento.
Lonita - Tecido consistente de algodão liso, listrado ou xadrez, muito bom na confecção de jaquetas e jogos americanos.
Lurex - Trata-se do brilho que é composto por fios metalizados incorporados à trama. Podem ser aplicados em vários tipos de tecido para a confecção de vestidos, blusas, saias e casacos. É usado em peças inteiras ou apenas em detalhes.
Lycra - Fibra sintética também chamada de elastano. Pode ser esticada de quatro a sete vezes o seu tamanho. Resistente ao sol e água salgada, ela mantém sua característica de comprimento ao passar do tempo.
M
Macacão - Amplo, inteiriço e confortável, é feito com tecidos que vão do brim à viscolycra. Os comprimentos e formatos também variam – do tomara-que-caia ao modelo jardineira.
Madrepérola - Matéria-prima calcária, iridescente, encontrada na concha dos moluscos. Tem efeito nacarado e reveste botões, bijuterias e enfeites para cabelo.
Mantô - Casaco de inverno vestido por homens e mulheres por cima das roupas. Geralmente, é confeccionado com lã e existe em comprimento longo e ¾.
Matelassê - Tecido jacquard ou maquinetado acolchoado, muito usado nas colchas e edredons.
Microfibra - Qualquer fibra sintética mais fina do que a seda. Os tecidos feitos com essa fibra possuem características de leveza e duarabilidade.
Moletom - Tipo de malha aflanelada e quente, de lã, algodão ou poliéster misto, feita com entrelaçamentos flutuantes. Usado em peças esportivas, infantis e até mesmo para estofamentos.
Musselina - Tecido muito leve e transparente, com toque macio e fluido.
O
Organdi - Tecido semelhante à musselina, só que com acabamento engomado (toque encorpado).
Organza - Fina e transparente, em geral de fio poliamida, é mais encorpada que o organdi.
Oxford - Originário de Oxford, Inglaterra, feito de algodão, com desenho tafetá, e variações de poliéster.
P
Paetês - Partículas brilhantes usadas para bordar peças de roupa ou fantasias de Carnaval. O tamanho e o formato são variáveis. Vão dos miúdos e redondos aos grandes e quadrados.
Pala - Parte recortada de vestido, saia, blusa ou calça, posicionada entre o ombro e a cava, entre a cintura e os quadris, ou entre a cintura e o busto. Pode ser destacável, tornando-se uma peça única.
Parka - Casaco com capuz, amplo e impermeável, usado em regiões frias. Os modelos de tactel e náilon são os mais comuns, mas atualmente ela pode ser encontrada em tecidos finos, como seda, cetim e organza.
Patchwork - Tecido de qualquer matéria-prima, composto de vários pedaços de tecidos costurados juntos.
Percal - Tecido para lençol, extremamente macio, feito com fio penteado.
Piquet - Tecido pesado com desenhos em forma de losango.
Plush - Tecido também conhecido como veludo gratê. Criado sobre malha, que recebe acabamento aflanelado, tem os fios retirados da superfície do tecido. Pode ser chamado de veludo molhado.
Poliéster - Fibra sintética, também conhecida como tergal. Sua característica é de pouca absorção de umidade.
Popeline - Feita com um fio de algodão de menor qualidade que o algodão penteado.
R
Risca-de-giz - Clássico da alfaitaria, esse tecido traz riscas finas, verticais e paralelas, com distâncias regulares, podendo ir no máximo a dois centímetros. As riscas são claras sobre um fundo escuro.
S
Sarja - Tecido trançado de fio penteado, originariamente feito de seda ou lã. No século XIX, a sarja era utilizada para confeccionar fardas militares e, mais para o final do século, era feita em vários pesos, para vestidos, roupas de banho, e roupas externas. Está muito presente em calças e ternos.
Seda natural - Fibra que compõe o casulo que cobre o bicho-da-seda, valiosa por sua utilização em tecidos de alta qualidade e em produtos. A seda é uma das mais antigas fibras têxteis conhecidas.
Seda artificial - Feita com os fios: acetato e viscose.
Seersucker - Tecido de algodão enrugado em listras. É fácil de lavar e não necessita ser passado.
Spencer - Casaco curto com mangas longas e comprimento até a cintura. Pode ter ombreiras ou não. Quando surgiu, era usado por homens. Só no fim do século 18 as mulheres incorporaram a peça.
Suspensório - Duas tiras frontais paralelas que passam pelos ombros, terminando em Y nas costas e presos por botões ou clipes. Acessório adotado pelos homens desde o século XVIII, mas que foi apropriado também pelas mulheres nos anos 60.
T
Tactel - Tecido fabricado a partir de fibras sintéticas, bastante utilizado na confecção de roupas de ginástica.
Tafetá - Tecido brilhante e nobre fabricado em fios de seda. É aplicado na confecção de roupas mais finas e no revestimento de acessórios femininos.
Tafetá - Feito de seda ou poliéster, ele possui uma textura regular, muito utilizado para forro. É um dos mais antigos tecidos conhecido na história.
Talagarça - Tecido de algodão grosso, que apresenta um aspecto furado, próprio para aplicar bordados.
Tarlatana - Semelhante à musselina, no entanto é mais leve, transparente e encorpada.
Tie-dye - Estampa artesanal em que uma área do tecido é amarrada e mergulhada em tintas de cores diferentes, criando um tingimento irregular.
Tomara-que-caia - Um tipo de decote que vai até a altura das axilas e se sustenta pela aderência do tecido, dispensando algo que o prenda aos ombros ou ao pescoço.
Trench coat - Em inglês, significa “casaco de trincheira”. Tem modelagem ampla, fenda traseira, ombreiras e uma pala larga atrás. Nos punhos, tiras e fivelas. Os bolsos são fechados com tampas.
Tressê - Tipo de efeito/textura composto pelo entrelaçamento de tiras de couro ou tecido. Bastante usado em bolsas e calçados.
Tricoline - Tecido leve de algodão feito com fio penteado, macio e resistente.
Tule - Originariamente feito de gaze ou seda, o tule é um tecido fino de malha hexagonal, utilizado em adornos de vestidos, chapelaria, roupas de bailarinas e vestidos de noiva.
Túnica - Veste longa e reta, com ou sem mangas, usada desde a Antigüidade. Com o passar do tempo, ganhou comprimentos variados e, nos anos 1970, se tornou unissex. Também pode ser chamada de bata.
Tussor - Tecido leve feito com uma variação do fio de seda natural. A lagarta que produz esta seda come somente a folha do carvalho. O tussor é grosso e brilhoso.
Tweed - Acredita-se que a palavra tweed seja uma leitura errônea de tweel, que em escocês significa sarja. O tweed possui uma textura áspera, por ser feito de lã. Muito usado em casacos e ternos.
V
Veludo - É um tecido antigo, criado na Índia. Depois apareceu na Europa, após ter sido importado durante muito tempo. Nos séculos XIV e XV foi fabricado exclusivamente na Itália, onde se tornou famoso nas seguintes cidades: Veneza, Florença, Gênova, Milão. O veludo é um tecido que apresenta no lado direito um aspecto peludo, macio e brilhante.
Verniz - Material brilhante e impermeável, usado na fabricação de sapatos, bolsas e cintos. Nos anos 60, ficou bastante conhecido e ganhou cores vibrantes.
Vestido longuete - Vestido com comprimento um pouco abaixo dos joelhos
Viscoelastano - Tecido opaco, macio e confortável, que se molda facilmente ao corpo e absorve o calor. Composto de viscose e fios de elastano, oferece fluidez e facilita drapeados e franzidos.
Viscose - Fibra fabricada à base de celulose regenerada. Macia, absorvente e de bom caimento.
Voil - Tecido leve, transparente feito com algodão de fibra longa.
X
Xadrez escocês - Padrão composto por listras e barras de mesmas cores e tamanhos que, misturados, proporcionam o efeito xadrez com tonalidades diferentes.
Xantungue - Seda tecida à mão originariamente produzida na província de Shantung, na China. O xantungue é fino e macio, tecido com fios irregulares, para produzir uma superfície desigual. O xantungue do século XX é geralmente feito de seda misturada a algodão ou raiom, criando um tecido mais pesado que o original.

6 comentários:

Fernanda Colt disse...

Ro tá arrasando!
Procurei o blog pelo Google e achei!
Muito legal pra pesquisa...
bjus

SOL Theodoro disse...

Muitoo bom obrigada por esse blog

Unknown disse...

Fiquei surpresa com a definição do tecido alpaca.

Unknown disse...

Parabéns! adorei a discrições! me ajudou bastante, obrigada!

Unknown disse...

Gostei da matéria mas confesso que foi meio ruim de ler , se tivesse um fundo branco com letras pretas seria melhor , minha vista ficou cansada ! Mas gostei do blog bjus

Franknalva disse...

Amei, ótimas e precisas informações